skip to Main Content
Fisioterapia Virtual

A realidade virtual vem se desenvolvendo cada vez mais na área da saúde, pela possibilidade de interação com o uso das tecnologias, aqui representada pelo videogame Nintendo Wii. Proporcionando aos indivíduos correções da postura e do equilíbrio, o aumento da capacidade de locomoção, da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores, além da motivação do paciente.

Wiiterapia é o nome que se dá a fisioterapia realizada com a utilização do videogame Nintendo Wii, é uma técnica de reabilitação; utiliza-se de jogos interativos próprios para fisioterapia que fazem com que os pacientes se esforcem para executar bem as jogadas, aumentando assim a força muscular com conseqüente melhora dos movimentos e coordenação motora. Também estimula a atividade cerebral, aumento da capacidade de concentração e equilíbrio.

A utilização de jogos na Wiiterapia é válido para todas as idades, podendo assim os jogos serem considerados ferramentas poderosas para o treino e prática clínica. A sua aplicação é transversal no campo de ação do Fisioterapeuta, sendo utilizada em patologias neurológicas passando pela reabilitação cardio-respiratória até patologias musculo-esqueléticas, desde os mais novos até aos mais idosos.

Os benefícios da utilização do Nintendo® Wii na Fisioterapia, como ferramenta terapêutica na literatura, incluem as correções da postura e do equilíbrio, o aumento da capacidade de locomoção, da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores, além da motivação do paciente.

Geralmente, as clínicas de reabilitação não possuem os recursos de biofeedback visual, pois o mesmo tem um custo superior à fisioterapia convencional. Mas, nós do CEFITE investimos neste recurso, pois o paciente demonstra motivação ao realizar a sessão da fisioterapia de forma mais lúdica e com objetivos terapêuticos. 
 

Back To Top
×Close search
Procurar